Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Edital de inscrição para a seleção no Curso de Mestrado – PPGTIC

    Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Araranguá, torna público o edital para a seleção de alunos ao Curso de Mestrado – Ano 2021.

    O cronograma com a data para inscrição e demais etapas do processo será divulgado em breve.

    Todas as informações estão disponíveis no Edital 01/2020/PPGTIC/ acessível em dois formatos:

    PDF – Edital 01/2020/PPGTIC em pdf
    DOC – Edital 01/2020/PPGTIC em doc


  • Matrícula 2020/2 – Alunos Regulares

    As disciplinas ofertadas e seus respectivos horários estão disponíveis no link “Disciplinas – Horários”.

    O trimestre vai de 13/10 a 11/12/2020 , conforme dia e horário da(s) disciplina(s) escolhida(s).

    Os alunos regulares que já fazem parte do programa devem realizar suas matrículas online, de 06 a 09/10/2020, em http://capg.ufsc.br, selecionando as disciplinas em que desejam matricular-se, dentre as ofertadas.

    O período de cancelamento online de matrícula será de 08 a 11/10/2020.


  • Calendário Acadêmico Excepcional 2020 – Retorno das aulas do PPGTIC

    O Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação informa que o primeiro trimestre de 2020, conforme as Resoluções Normativas n°140/2020/CUn e n°01.2020.CPG, que regulamentam o retorno das aulas na pós-graduação de forma remota e estabelecem o Calendário Acadêmico Excepcional de 2020, será retomado seguindo o cronograma abaixo:

    Ajuste de matrícula: 18 a 21/08/2020
    Retorno das aulas: 24/08/2020
    Encerramento do trimestre: 09/10/2020

    Leia com atenção!

    1. Os alunos regulares e especiais já matriculados nas disciplinas continuam confirmados para o retorno das aulas. NÃO NECESSITANDO REFAZER A MATRÍCULA.

    2. Haverá possibilidade para cancelamento de matrícula, caso o aluno opte por não continuar na disciplina.

    • Os alunos regulares devem fazer o cancelamento no CAPG no período de ajuste de matrícula.
    • Os alunos especiais devem enviar email ao programa, no período de ajuste de matrícula, informando seu nome completo, número de matrícula e a disciplina que cursa. O assunto do email deverá ser CANCELAMENTO DE MATRÍCULA.

    2. Haverá possibilidade de o aluno regular que não se matriculou no início do ano, mas que opte por cursar a disciplina agora, solicitar matrícula. A solicitação deverá ser feita no CAPG no período de ajuste de matrícula.

    3. Haverá a possibilidade de trancamento da matrícula. O aluno deverá enviar o formulário disponível no site do programa no período de ajuste de matrícula.

    4. Destacamos que todas as atividades serão não-presenciais. Os planos de ensino serão alterados pelos professores e divulgados no site do programa a partir da semana que vem. Nele constarão as datas das aulas e quais serão as atividades síncronas e assíncronas da disciplina. A carga horária e a quantidade de créditos continuam mantidas.

    5. Não serão ofertadas novas vagas para disciplina isolada.


  • PORTARIAS NORMATIVAS Nº 352 e 353/2020/GR

    Considerando as instruções da Portaria Normativa nº 352/2020/GR:

    Art. 1º Esta portaria normativa estabelece, em caráter temporário, excepcional e emergencial, a rotina das atividades técnico-administrativas e de docência no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, em decorrência da situação de emergência de saúde pública de importância internacional atualmente deflagrada

    Art. 3º O regime de teletrabalho será implementado como regra para a consecução das atividades de cunho administrativo, desde que passíveis de execução remota.

    O atendimento do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação se dará via email, até que novas orientações sejam estabelecidas. O contato será através do endereço ppgtic@contato.ufsc.br.

    Destacamos ainda a Portaria Normativa nº 353/2020/GR que determina:

    1. Manter o calendário acadêmico e adaptar rotinas para atendimento ao estudante na modalidade não presencial;

    …3. Manter as bancas de defesa de pós-graduação, com participação de membros externos por meio de videoconferência e restrição à participação de público externo.


  • Aulas presenciais estão suspensas.

    Administração Central da UFSC decide suspender aulas presenciais a partir de hoje (16 de março) por tempo indeterminado devido à pandemia de Covid-19.

    Assim que possível, divulgaremos as estratégias e ações tomadas pelo PPTIC.

    Leia também:

    Notícias relacionadas ao Coronavírus nos sites da UFSC