-
ACESSO RÁPIDO
-
EDITAL Nº 020/PPGTIC/2025 PROCESSO SELETIVO PARA O DOUTORADO DO PPGTIC– INGRESSO 2026 (Segundo Trimestre)
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação – PPGTIC, da Universidade Federal de Santa Catarina, torna público o Processo Seletivo, para fins de ingresso em 2026, nível de Doutorado, a ser ministrado nesta Instituição de Ensino Superior.
Período de Inscrições: 22/12/2025 a 17/02/2026.
As inscrições e o recebimento de documentos serão online: http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/
As inscrições via internet se encerrarão em 17/02/2026 às 23h
Período de matrícula (on line) para os alunos selecionados no doutorado: 23/04/2026 à 03/05/2026
Início das aulas do Doutorado: 08/06/2026 – Aula Inaugural do doutorado
Anexos:
ATENÇÃO – Algumas versões do Google Chrome não permitem baixar os arquivos do site da UFSC. Caso esse erro ocorra, tente outro navegador (ex. FireFox, Microsoft Edge).
ANEXO 1: PROJETO
ANEXO 2: MEMORIAL DESCRITIVO DOUTORADO
ANEXO 3: PLANILHA DE PRODUÇÃO INTELECTUAL E CIENTIFICA
ANEXO 4: FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
ANEXO 5: DOCENTES PERMANENTES ORIENTADORES (PPGTIC)
Dúvidas e informações: selecaoppgtic@gmail.com
Todas as informações estão disponíveis no EDITAL.
ATENÇÃO: O telefone da secretaria do PPGTIC: (48)3721-7603 – horário: 07:00 hs as 13:00 hs.
-
Matrícula 2026/1 – Alunos Ingressantes – Edital 008/PPGTIC/2025
Matriculas dos novos alunos – Ingressantes – 2026
Aos candidatos aprovados no Processo Seletivo do Edital 008/PPGTIC/2025, o período de matrícula ocorrerá de 19/01/2026 a 04/02/2026. A entrega dos documentos previstos será na forma digital, por e-mail. Todos os documentos deverão ser enviados digitalizados em formato PDF para o e-mail de seleção do programa: selecao.ppgtic@contato.ufsc.br com o Assunto: Matrícula 2026/01 “Nome do Aluno(a)”
Relação dos documentos a serem enviados, com cópia Autenticada em Cartório, ou autenticada na própria Secretaria do PPGTIC* (horário de atendimento das 07:00 às 13:00 horas):1. Certidão de nascimento ou casamento;
2. Carteira de Identidade (RG), emitida por Instituto de Identificação, e/com CPF, CNH (Somente a digital);
3. Diploma da Graduação;
4. Formulário – Termo de Compromisso – Aluno Ingressante, Preenchido, assinado (pode ser assinatura digital) e digitalizado (PDF).– Após a entrega e conferência dos documentos, o aluno receberá seu número de Matrícula por e-mail, que permitirá acessar o sistema CAPG para solicitar a matrícula nas disciplinas desejadas (sugestão: converse com seu orientador).
*O envio por e-mail das cópias Autenticados em Cartório dispensa a apresentação da documentação original na Secretaria do Programa. Para autenticar a documentação na própria Secretaria, o candidato deve primeiramente enviar os documentos digitalizados para o e-mail informado, e posteriormente apresentar os originais presencialmente e dentro do prazo de matrícula.
Todos os documentos digitalizados deverão estar em perfeita resolução. Não recomendamos o uso de celulares para esta tarefa.
ATENÇÃO – Algumas versões do Google Chrome não permitem baixar os arquivos do site da UFSC. Caso esse erro ocorra, tente outro navegador (ex. FireFox, Microsoft Edge).
- Divulgação de vagas em disciplinas isoladas, sistema de seleção e período de matrícula em isoladas (on line):
09/02/2026 a 17/02/2026 – on line.
Disciplinas e Horários de 2026/1
-
Matrículas 2026/1 – Alunos Regulares
ALUNOS REGULARES:
Aqueles que estão regularmente matriculados ( alunos que já fazem parte do programa ) devem realizar suas matrículas de forma online, entre os dias 19/01/2026 à 04/02/2026, no link capg.ufsc.br, inserindo seus números de matrícula e suas respectivas senhas do Moodle e então selecionar as disciplinas em que desejam se matricular.
- Ajustes de matrícula dos alunos regulares: 05 a 06/02/2026 – on line.
- Ultimo prazo para solicitar cancelamento de matrícula em disciplina: até 27/03/2026
O período de aulas de 2026/1 inicia em 09/03/2026
IMPORTANTE: Recomenda-se verificar junto ao seu Orientador quais disciplinas solicitar matrícula.
- Divulgação de vagas em disciplinas isoladas, sistema de seleção e período de matrícula em isoladas (on line): 09/02/2026 a 17/02/2026 – on line.
-
Censo da Pós-Graduação 2025 – Preenchimento Obrigatório (Abertura em 03/12)
A CAPES divulgou o novo calendário do Censo da Pós-Graduação stricto sensu, ano-base 2025, conforme a Instrução Normativa nº 4, de 9 de outubro de 2025. A abertura do Censo ocorrerá no dia 03 de dezembro de 2025, com prazo para preenchimento até 26 de fevereiro de 2026.
O preenchimento do Censo é obrigatório para pós-graduandos(as) matriculados(as), docentes permanentes e colaboradores, pesquisadores(as) em estágio pós-doutoral e coordenadores(as) dos Programas de Pós-Graduação.
Materiais de apoio para preenchimento
Para auxiliar no processo, a CAPES disponibilizou:
📌 Vídeo tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=QNSxIy_IbKc📌 Manual do Censo (PDF):
https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/04122025_MANUALCENSOPSGRADUAO.pdf📌 Instrução Normativa nº 4/2025 (orientações oficiais):
https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=19129#anchorRecomendamos que todos consultem os materiais antes de iniciar o preenchimento.
-
Resultado final após recursos relacionado ao Edital de Seleção 008/PPGTIC/2025
A Comissão Organizadora do Processo Seletivo de Novos Discentes PORTARIA No 126/2024/CTS/ARA, torna público o Resultado final após recursos, com lista dos candidatos aprovados, relacionado ao Edital de Seleção 008/PPGTIC/2025, para ingresso de discentes regulares na turma 2026 – do curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá.
Resultado final após recursos relacionado ao Edital de Seleção 008/PPGTIC/2025
A partir de 10/12/2025 será divulgado o cronograma de matrículas, relação de documentos e disciplinas do primeiro trimestre de 2026.
As aulas iniciam em 09/03/2026.






