Edital de inscrição para a seleção no Curso de Mestrado – PPGTIC

09/09/2019 17:43

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Araranguá, torna pública a abertura de inscrições para a seleção de alunos ao Curso de Mestrado – Turma 2020.

Para candidatar-se no processo seletivo para o mestrado no PPGTIC, o candidato deve efetuar inscrição no período de  09/09 a 09/10/2019.

Todas as informações estão disponíveis no Edital 01/2019/PPGTIC acessível em dois formatos:

PDF – Edital 01/2019/PPGTIC em pdf
DOC – Edital 01/2019/PPGTIC em doc

 

 

Bibliografia para a prova escrita:

 

  1. OECD DIGITAL GOVERNMENT STUDIES. Open Government Data Report. Enhancing policy maturity for sustainable impact. Published on September 27, 2018.

https://read.oecd-ilibrary.org/governance/open-government-data-report_9789264305847-en#page11

Capítulos para prova: 1, 2, 5 e 7

  • Governing open data for sustainable results
  • Innovating public service delivery through open data
  • Open data portals: Enabling government as a platform
  • Proactive government: Promoting open data reuse for value co-creation

 

  1. MEINBERG, F. Aplicação da LGPD nas empresas: já atualizado com a LEI N. 13.853/19.

2_Aplicação da LGPD nas empresas

 

  1. Estratégia brasileira para a transformação digital. E-Digital. Brasília, 2018. Sondagem de Inovação.

http://www.mctic.gov.br/mctic/export/sites/institucional/estrategiadigital.pdf

 

  1. BBVA’s OpenMind. Towards a New Enlightenment? A Transcendent Decade.

https://www.bbvaopenmind.com/wp-content/uploads/2019/02/BBVA-OpenMind-book-2019-Towards-a-New-Enlightenment-A-Trascendent-Decade-2.pdf

Trechos para prova:

  • The Past Decade and Future of AI’s Impact on Society. (p. 127-159).
  • The Future of AI: Toward Truly Intelligent Artificial Intelligences (p. 160-174).

 

  1. OCHOA, X. (2017). Multimodal Learning Analytics. In Lang, C., Siemens, G., Wise, A. F., and Gaevic, D., editors, The Handbook of Learning Analytics, pages 129-141. Society for Learning Analytics Research (SoLAR), Alberta, Canada, 1 edition.

https://solaresearch.org/hla-17/hla17-chapter11/

 

  1. Learning Analytics Dashboards. 8p.

Klerkx, J., Verbert, K., and Duval, E. (2017). Learning Analytics Dashboards. In Lang, C., Siemens, G., Wise, A. F., and Gaevic, D., editors, The Handbook of Learning Analytics, pages 143-150. Society for Learning Analytics Research (SoLAR), Alberta, Canada, 1 edition.

https://solaresearch.org/hla-17/hla17-chapter12/

 

  1. Big IoT Data Analytics: Architecture, Opportunities, and Open Research Challenges.

https://ieeexplore.ieee.org/document/7888916

 

  1. Machine Learning With Big Data: Challenges and Approaches.

https://ieeexplore.ieee.org/document/7906512

 

  1. BITTENCOURT, IgIbert; ISOTANI, Seiji. Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 26, n. 03, p. 108, set. 2018. ISSN 2317-6121.

https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/7826/6022

 

  1. Driving K–12 Innovation / 2019. Tech Enablers report – 19 p.

https://cosn.org/sites/default/files/2019-CoSN-Driving-K12-Innovation-Tech%20Enablers.pdf

 

  1. Driving K–12 Innovation / 2019 Hurdles report – 19 p.

TE_02_CoSN Driving K-12 Innovation Hurdles FINAL REV 3-28-19

 

  1. Driving K–12 Innovation / 2019 Accelerators report. 18 p.

TE_CoSN Driving K12 Innovation Accelerators 7-1-19

 

  1. GONSALES, P.; SEBRIAM, D.; MARKUN, P. Como implementar uma política de educação aberta: e de recursos educacionais abertos. São Paulo: Cereja Editora, 2017.

http://educadigital.org.br/guiaEA/wp-content/uploads/2017/09/Guia_REA_Online.pdf

a

  1. MAGRO, C. Escolas criativas: uma viagem à mudança educacional. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, 2019.

http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/Introducao_Escolas_Criativas.pdf